Emagrecer com CrossFit

CrossFit emagrece?

Não importa quantas vezes você enfatize os benefícios do CrossFit para uma pessoa, cedo ou tarde ela vai te fazer a pergunta de um milhão de dólares…“Mas esse negócio aí de CrossFit emagrece?”

Sim, CrossFit emagrece. E muito!

Mas é muito difícil para profissionais e treinadores afirmarem que CrossFit (ou qualquer outro esporte na realidade) vai fazer uma pessoa emagrecer sem levar em conta outros fatores – como a alimentação e descanso – em consideração.

Por quê?

Apesar da mídia e da maioria das empresas fazerem questão de dizer que emagrecer é uma coisa simples, que depende exclusivamente de apenas um ou dois fatores, a verdade é que emagrecer pode ser muito mais complicado do que apenas tomar aquele “suplemento revolucionário” antes do café da manhã, ou comprar aquele “novo método de emagrecimento mantido em segredo por milhares de anos e agora revelado para você por apenas R$ 99,90”.

Como se a complexidade do corpo humano não bastasse, elas não levam em consideração que cada metabolismo funciona de uma forma diferente.

Isso significa que uma coisa que funcione para mim pode não funcionar para você, e vice-versa.

Mas se a mídia e as essas empresas estão erradas, como de fato podemos emagrecer?

Apenas fazer exercícios físicos como CrossFit ou qualquer outro esporte não garante que você vai perder peso. É preciso ter uma alimentação saudável e balanceada para atender as necessidades do seu corpo.

Talvez a nutrição seja a área que mais sofra com a divulgação de informações equivocadas e distorcidas. Existem várias polêmicas envolvendo praticamente todos os padrões de alimentação que existem, muita gente apontando a “melhor dieta” e, para variar, muitas empresas querendo lucrar com essa confusão toda.

Por isso, não cabe a mim te dizer qual é a melhor alimentação. Mas se você quiser se aprofundar no assunto, eu sugiro que você assista os vídeos do canal do YouTube Natugood, que vêm fazendo um excelente trabalho na divulgação de informações corretas, baseadas em estudos científicos na área de emagrecimento e saúde em geral.

Se você for do tipo que gosta de ler, sugiro o blog do Dr. José Carlos Solto e o site Emagrecer de Vez, que também estão fazendo um ótimo trabalho na desmistificação de mitos sem nenhuma comprovação científica, como aquele de comer de 3 em 3 horas para manter o metabolismo acelerado, cortar todas as gorduras da sua dieta e dezenas de outros mitos que acabaram virando verdade na cabeça das pessoas.

Caso se sinta confuso com toda essa informação, apenas assista este vídeo.

Outro fator importante que é bastante ignorado na maioria dos planos de treinamento, até mesmo nos planos de atletas de alta performance, é o descanso.

Pesquisas realizadas com jogadores de basquete e futebol americano sugeriram que a adição de 2 horas de sono por noite proporcionou um aumento de 5% na velocidade dos jogadores, reflexos mais rápidos e – talvez o mais importante – fizeram eles se sentirem mais felizes e confiantes.

A alimentação e o sono devem caminhar juntos com o treinamento, mas se levarmos em consideração apenas o exercício físico em si, pode se dizer que o CrossFit emagrece muito mais do que a maioria dos outros esportes.

Uma equipe de pesquisadores da University of Wisconsin acompanhou 16 crossfitters durante duas rotinas de exercícios (Donkey Kong e Fran) e observaram que os homens queimaram em média 21 calorias por minuto, enquanto as mulheres queimaram apenas 12.

Como uma aula de CrossFit dura em média uma hora, o gasto calórico durante um treino pode superar 1000 calorias.

Sim, essa é uma quantidade enorme para tempo um tão curto, mas todas essas calorias perdidas no treino não significarão nada se você sair da academia e comer um hamburger 2000 calorias no McDonald`s, chegar em casa e não dormir o suficiente para que seu corpo se recupere dos danos causados durante o treino.

Além disso, vale dizer que esse gasto calórico pode ser perigosa para algumas pessoas, portanto vale ressaltar aqui a importância de um acompanhamento profissional.

Principalmente no início dos treinos, quando não se tem muito conhecimento e as chances de erros são bem maiores.

Esse altíssimo gasto calórico é apenas mais uma das dezenas de vantagens que o CrossFit pode te proporcionar, como o melhoramento do sistema cardio-respiratório, mobilidade, explosão, desenvolvimento e definição muscular, diversão e trabalho em equipe.

Todas essas vantagens também deveriam ser levadas em consideração na escolha de uma pessoa quando se escolhe um exercício físico. Apenas o fato de estar magro(a) não vai necessariamente te tornar uma pessoa mais saudável e feliz.

CrossFit emagrece?

Todas as informações aqui foram retiradas de sites respeitados pela comunidade científica e confirmadas por pesquisas. O autor deste texto não possui nenhuma capacitação na área e portanto é altamente recomendável que você procure um médico e educador físico antes de realizar qualquer escolha com relação aos assuntos abordados aqui.

Por favor, não brinque com sua saúde e procure treinar com professores certificados.

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