O que é CrossFit

Entendendo o CrossFit

Apesar de toda popularidade que o CrossFit tem ganhado nos últimos anos aqui em Curitiba, vez ou outra nos deparamos com informações distorcidas ou totalmente erradas sobre o esporte.

Sabendo disso, preparamos um artigo completo para ajudar vocês a entender de vez como o CrossFit surgiu e se desenvolveu ao longo dos últimos 15 anos, sua filosofia e por que ele é uma das atividades que mais tem mostrado resultados quando se trata do melhoramento da qualidade de vida, emagrecimento, desenvolvimento do fitness e condicionamento físico em geral.

História do Crossfit

História

 

O CrossFit teve sua origem em meados da década de 90, na California, quando um ex-ginasta chamado Greg Glassman começou a desenvolver um novo método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco em desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral, sem focar apenas na especialização de uma determinada habilidade, como acontece nos treinos tradicionais.

Glassman foi o treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz e abriu sua primeira academia em 1995, mas a marca CrossFit só foi oficialmente estabelecida em 2000. Desde então várias academias começaram a surgir nos Estados Unidos (em 2005 já eram 13) e atualmente existem mais de 10 mil academias afiliadas pela CrossFit Inc. em mais de 97 países.

Não existe um motivo específico que justifique essa explosão de popularidade que o CrossFit teve nos últimos 10 anos, mas segundo os próprios praticantes, o que mais o diferencia de outras modalidades é a quebra da monotonia com os WODs (Workout of the Day), espírito de trabalho em equipe e maior intensidade dos treinos, o que gera resultados mais rápidos e ajuda manter os praticantes motivados uma vez que eles são desafiados a cada treino.

 

Afiliações e Certificações

 

Muitos dizem que o sucesso do CrossFit está na forma com que a empresa CrossFit Inc. controla e expande suas academias afiliadas ao redor do mundo.

Com um programa descentralizado e fácil de se reproduzir em qualquer lugar e com recursos mínimos, o processo de certificação e afiliação se torna fácil e permite que o CrossFit se espalhe mais rapidamente.

Existem vários níveis de certificações e cursos específicos realizados pela própria CrossFit Inc., mas para conseguir uma afiliação apenas é necessário a primeira certificação e o pagamento da anuidade, que atualmente é de 3 mil dólares.

 

A Cultura do CrossFit

 

O CrossFit surgiu pela insatisfação do seu criador com os métodos de treinamento convencionais, que focam exclusivamente em uma certa especialização e ignoram todo o resto, que também é importante para o desenvolvimento do fitness em geral.

Comunidade CrossFit

Conforme as pessoas foram descobrindo as vantagens do CrossFit em relação a esses métodos convencionais, ele tem se tornado muito mais uma filosofia de vida do que apenas mais uma atividade física em si.

Os treinos em uma box de CrossFit são realizados em grupo. Isso força as pessoas a trabalharem em equipe e então cria-se uma comunidade, onde as pessoas ”sofrem” juntas durante os treinos, mas também podem compartilhar suas conquistas com todos os outros colegas de treino.

Essa comunidade torna a atmosfera dos treinos muito mais agradável e acaba motivando cada participante a trabalhar duro até que seus objetivos sejam alcançados.

 

Competições

 

A primeira competição oficial de CrossFit aconteceu em 2007, na California, e surgiu com o objetivo – segundo os próprios organizadores – de encontrar a pessoa com o melhor condicionamento físico do mundo.

Desde então o Reebok CrossFit Games, que acontece anualmente, pode ser considerado um “show a parte” de todos os outros grandes eventos esportivos da atualidade.

Para começar, as provas nunca são as mesmas do ano anterior e os atletas só ficam sabendo o que terão que fazer no dia do evento. Desta forma, põe em prova o condicionamento físico geral do atleta, e não apenas suas habilidades em uma atividade específica.

Outro aspecto interessante é que, por exigir um ótimo condicionamento físico dos atletas praticamente em todas as áreas do fitness, o nível da competição tem aumentado absurdamente a cada ano.

Para se ter ideia, um atleta que se classificou para uma competição regional em 2015 poderia competir, tranquilamente, com o ganhador da primeira edição em 2007.

Em 2011 a marca esportiva Reebok passou a ser a organizadora oficial do evento, ampliando a sua distribuição e sendo a principal responsável pelo aumento considerável de participantes e espectadores na competição.

Como disse o próprio criador do CrossFit, Greg Glassman, não existe nenhum mistério na popularidade que a prática tem ganhado nos últimos anos. As pessoas estão cansadas dos métodos tradicionais que não trazem nenhum resultado e, quando encontram algo tão eficiente e funcional como o CrossFit, simplesmente se apaixonam e fazem questão que todo o mundo saiba da “novidade”.

O CrossFit em Curitiba já é bem conhecido e atualmente existem várias academias espalhadas pela cidade. Clique aqui para obter mais informações.

Related Post
O que é mobilidade no Crossfit? E por que ela é tão importante?
Estou acima do peso e quero treinar CrossFit. E agora?
Como melhorar a performance do seu esporte com o CrossFit
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *