Por que é tão bom treinar CrossFit de manhã?

Treinar CrossFit nas primeiras horas do dia pode parecer estranho hoje em dia, quando a maioria das academias de CrossFit estão lotadas no final da tarde ou à noite.

Para os leigos, pode até parecer que existe uma razão científica que justifique tantas pessoas treinando CrossFit no fim do dia, mas na verdade isso não passa de uma consequência da vida corrida que temos hoje.

Como a maioria das pessoas trabalham ou estudam o dia inteiro e acabam tendo que dormir tarde, para alguns chega a ser impensável acordar cedo apenas para treinar CrossFit.

Mas o que muita gente não sabe é que grande parte dos atletas antigos (principalmente fisiculturistas e powerlifters) gostar de usar a parte da manhã como período para se dedicar exclusivamente ao treinamento.

Adrian Schmidt – Um dos primeiros entusiastas do treino matinal

 

Por que eles davam preferência ao treino matinal é o que vamos ver a partir de agora.

1. Prioriza sua saúde

Treinar CrossFit de manhã cedo – preferencialmente logo após acordar – é uma forma de resolver logo no início do dia a questão do treinamento, enquanto a energia e motivação ainda estão altas.

Para a maioria das pessoas que trabalham e/ou estudam, é muito improvável separar um tempo para treinar no meio do dia, quando tudo está acontecendo, ou no final, quando a energia já está praticamente esgotada.

Não é a toa que grandes fisiculturistas do passado davam preferência ao treino matinal.

2. Estimula seu metabolismo e comece o dia bem

Alguns estudos já comprovaram que pessoas que se exercitam na parte da manhã queimam mais gordura, têm mais energia e menos fome ao longo do dia, quando comparados às pessoas que apenas se exercitam à noite.

3. Fica muito mais fácil focar no seu treino

Imagine ter uma academia de CrossFit só para você, sem ter que esperar pela outra pessoa terminar a série ou mesmo se distrair com conversas na hora errada.

Além de tornar o treino mais tranquilo e evitar distrações, treinar de manhã te ajuda a focar no que está fazendo porque, diferentemente de outras partes do dia, na manhã você não tem tantas preocupações ou tarefas pendentes.

4. Aumenta seu nível hormonal

Os níveis hormonais do nosso corpo são naturalmente mais elevados durante as primeiras horas dia.

Ao treinar na parte da manhã, você está aproveitando o nível mais elevado desses hormônios responsáveis crescimento muscular, como por exemplo a própria testosterona.

5. Bom humor

Você já deve ter ouvido falar que exercícios físicos de alta intensidade liberam endorfina no corpo, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer que sentimos após o treino.

Se você já começa a manhã levando um “banho de endorfina”, as chances de algo (ou alguém) te deixar de mau humor é muito menor.

E menos mau humor é sinônimo de maior qualidade de vida.

6. Queima mais gordura

Apesar de ainda existirem controvérsias sobre exercícios físicos em jejum aumentarem o metabolismo da gordura, estudos recentes mostram que pessoas que fazem exercício de manhã, antes da primeira refeição, podem queimar ate 20% mais gordura do que pessoas que treinam em outros horários.

Sim, pode ser difícil acordar de manhã cedo para ir até a academia e treinar, mas garanto que quando os primeiros resultados começarem a aparecer, você vai ficar muito mais motivado em acordar às 7 da manhã para ir treinar CrossFit.

E todo esse sacrifício, depois de alguns dias, vai parecer brincadeira de criança.

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