CrossFit com profissionais certificados

Qual a importância de treinar CrossFit com profissionais certificados?

Treinar CrossFit pode ser uma atividade perigosa se não supervisionada por um profissional certificado.

Apesar de todos os esforços por parte dos treinadores em enfatizar tal importância, é comum vermos centenas de relatos na internet de pessoas que começaram a treinar CrossFit e tiveram algum problema de saúde logo em seguida.

O caso mais conhecido talvez seja do ex-soldado americano Brian Anderson, que depois de fazer uma sessão de 30 minutos com kettlebells de 20 kg logo na sua primeira sessão de treinamento, teve que sair da academia e ir direto para a sala de emergência de um hospital devido fortes dores na coluna e, segundo suas próprias palavras, “incapacidade de movimentar seus braços”.

Brian foi diagnosticado com rabdomiólise, que é uma doença causada pela “quebra” excessiva das fibras musculares, fazendo com que as proteínas dos músculos caiam na corrente sanguínea e sejam carregadas até os rins.

Os rins não foram feitos para filtrar tais proteínas e, por isso, essa situação pode causar danos ou até mesmo o falecimento dos rins em um curto período de tempo, sendo assim uma doença potencialmente letal.

Brian Anderson passou cerca de 6 meses internado na UTI e ficou conhecido especialmente por dizer que “a capacidade de puxar os limites do corpo até o ponto que seus próprios músculos se autodestroem é um grande benefício do CrossFit.”

Polêmicas à parte, o fato é que a rabdomiólise é mais comum do que deveria ser entre os praticantes de CrossFit e existe até um cartoon fazendo piada sobre ela.

Mr Rabdo no CrossFIT
Mr. Rhabdo

O exemplo de Brian Anderson é um caso extremo do mal que o treinamento não supervisionado pode trazer para uma pessoa. Segundo relatos, ele não fazia exercícios havia mais de dois anos.

A CrossFit Inc. é a empresa que, alem de possuir todos os direitos sobre a marca, também regula os profissionais através de certificações que são classificadas da seguinte forma:

  • Treinador CrossFit Nível 1 (CF – L1) – Participou do Curso de Certificação nos últimos 5 anos e foi aprovado no exame escrito.
  • Treinador CrossFit Nível 2 (CF – L2) – Possuí a primeira certificação e participou do Curso de Certificação para Treinadores Nível 2.
  • Treinador Certificado CrossFit (CCFT) – Passou no Curso de Certificação de Treinadores nos últimos 3 anos, presenciou 50 aulas contínuas e 900 horas de treinos supervisionados.
  • Treinador CrossFit Nível 3 (CF – L3) – Possui todas as certificações anteriores além de 750 horas em aulas ministradas como treinador certificado.
  • Técnico CrossFit Nível 4 (CF – L4) – Possui todas as certificações anteriores e foi aprovado no Teste de Performance para Técnico de CrossFit.

Como o CrossFit busca sempre resultados mensuráveis, tais certificações têm o objetivo de garantir que as metodologias corretas sejam aplicados em todos os treinos, promovendo não só a segurança dos atletas, mas como também o alcance de seus objetivos dentro da prática.

As pessoas que buscam certificação passam por um curso que visa expandir o conhecimento sobre as metodologias empregadas no treino de CrossFit, movimentos funcionais e outros subtópicos mais detalhados sobre cada modalidade. Durante todos os cursos, os profissionais são encorajados a aplicarem na prática todos os conceitos que aprenderam na teoria, através de programas de treinamento baseados em resultados.

Além dos níveis de certificação já citados, existem vários cursos no site oficial da CrossFit que focam em áreas mais específicas, como cursos para treinamento de crianças, treinamento competitivo, resistência, etc.

Coach CrossFit

A rabdomiólise é apenas um exemplo dos problemas que um treino sem um profissional certificado pode trazer. Outros fatores como a execução incorreta dos exercícios, por exemplo, pode causar problemas nos tendões e ligamentos e prejudicar não só seu rendimento no esporte, como também a sua capacidade física de forma geral.

É importante entender que, assim como qualquer atividade física, se o CrossFit não for treinado de forma correta ele pode trazer muito mais danos do que benefícios à saúde.

E sua saúde vale mais do que qualquer coisa.

Você pode checar a lista de profissionais certificados em Curitiba ou em qualquer outra cidade do mundo clicando aqui..

Quer mais garantia? Você também pode checar as academias credenciadas pela CrossFit Inc. clicando aqui.

E, como sempre, se pintar alguma duvida e você quiser conversar com alguém que entenda do assunto, sinta-se a vontade para entrar em contato com nossa Equipe, somos a primeira box de CrossFit em Curitiba certificada.

Estamos aqui para te ajudar 🙂

Bons treinos!

Related Post
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *