Pessoa sedentária pode treinar CrossFit.

Sou sedentário! Posso treinar CrossFit?

Treinar crossfit em CuritibaExiste um senso comum entre o público em geral onde se acredita que pessoas sedentárias nunca poderão treinar CrossFit, apenas pelo fato de nunca terem praticado uma atividade física de forma regular.

Com o CrossFit não é diferente. Por ser uma dessas atividades consideradas de alta intensidade, é comum ver academias e treinadores usarem a máxima de que “CrossFit não é para todos”. Essa frase pode fazer sentido e até servir de motivação para os veteranos, mas também pode causar uma grande confusão entre as pessoas que pensam em começar no CrossFit ou até mesmo profissionais que buscam se especializar na área, surgindo a dúvida “será que posso treinar CrossFit?”.

Apesar da palavra sedentarismo vir sendo utilizada de diversas maneiras e muitas vezes em situações totalmente distintas, não existe uma definição clara do termo no meio científico. Contudo, diferentes autores concordam que o sedentarismo está relacionado com a diminuição ou ausência total de atividades físicas regulares, mas não necessariamente com a presença de doenças ou qualquer tipo de limitação física.

 

  Modalidades de crossfit em curitiba box jumpOu seja, o fato de uma pessoa ser considerada sedentária pela falta de exercícios físicos regulares não significa que ela está inapta a praticar CrossFit ou qualquer outra atividade física.

É claro que existe o argumento de que, pelo CrossFit ser considerado uma atividade de alta intensidade, não seria recomendável para uma pessoa sedentária começar a se exercitar por ele pelo fato da mesma não estar preparada fisicamente. Porém, é importante entender, que o CrossFit é 100% adaptável dentro da Intensidade de cada um, ou seja, dos limites de cada um. Cada box de CrossFit trabalha da sua maneira a iniciação do atleta aos treinos.

Em outras palavras, não se trata de qual atividade você pode praticar, mas sim da intensidade dos seus primeiros treinos.

Aqui na Crossfit High Pulse, por exemplo, contamos com uma equipe técnica muito bem formada que preza não só pela qualidade da movimentação, mas também pela evolução segura de cada aluno. Desta forma nós te ajudamos a alcançar seus objetivos sem que sua saúde ou integridade física seja prejudicada.

Basicamente, a melhor forma para uma pessoa sedentária começar no CrossFit é deixando claro para os treinadores quais são seus objetivos e limitações. Com base nessas informações, eles poderão elaborar um treino específico para você, utilizando técnicas como o scaling, que consiste na adaptação e balanceamento do treino de acordo com as necessidades de cada pessoa.

O objetivo desta técnica é treinar os praticantes para que eles evoluam de forma progressiva, fazendo com que eles avancem apenas quando estiverem com o condicionamento físico e técnico necessário para o próximo nível.

A implementação do scaling requer planejamento e experiência, pois consiste na avaliação de sua rotina de treinamento, registro de progressão e correção dos erros cometidos ao longo do treinamento. Por isso, mais uma vez, importância de um(a) treinador(a) devidamente capacitado e certificado no treino de CrossFit.

Também vale destacar a importância de se consultar um médico antes de se aventurar por qualquer atividade física. Além de determinar se você está apto ou não, uma consulta médica pode ajudar seu treinador a elaborar um treino específico que atenda suas necessidades.

Ou seja, pessoas sedentárias podem sim treinar CrossFit, desde que passem por uma avaliação médica e estejam sempre supervisionadas por profissionais qualificados durante os treinos.

Se ainda tiver alguma duvida ou se sentir inseguro(a) para começar a praticar o CrossFit, não deixe de entrar em contato.

Ficaremos felizes em te ajudar! 🙂

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