Tudo o que você precisa saber sobre o CrossFit Games

No último dia 25 de Fevereiro a CrossFit Inc. lançou oficialmente o CrossFit Open, e junto com a euforia e expectativa dos praticantes mais experientes, também vimos surgir várias dúvidas sobre todas as etapas que compõem o CrossFit Games.

Se você está perdido no meio de tantos nomes, seus problemas acabaram. Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o CrossFit Games, e mais algumas informações extras para quem está participando. 🙂

Afinal, o que é o CrossFit Games?

O CrossFit Games acontece anualmente desde 2007 e é a competição mundial de CrossFit.

Segundo os próprios organizadores, o objetivo é encontrar a pessoa com melhor capacidade física do mundo.

Para isso a competição inclui uma variedade imensa de exercícios físicos que são só anunciados no dia do evento final e podem envolver desde flexões na parada de mão até empilhamento de sacos de areia em cima de um muro.

A cada ano o CrossFit Games fica mais competitivo, o que só aumenta o fascínio e expectativas dos fãs do esporte.

Para se ter uma ideia, os atletas regionais (isto é, que ainda nem foram classificados para as finais) em 2016 são muito mais fortes e capacitados do que o vencedor da competição em 2007.

Mas até a final do CrossFit Games existe um longo caminho a ser percorrido, e geralmente é aí que a maioria das pessoas se perdem.

Primeira etapa: CrossFit Open

Treinando CrossFit Games na garagem

Geralmente conhecida apenas como “The Open”, é nesta fase que todos os atletas do mundo têm a chance de se classificar para o CrossFit Games.

Isso mesmo. Qualquer atleta que treina CrossFit – independente se é numa box afiliada ou no quintal de casa – pode participar desta etapa, e ela consiste na realização de cinco workouts (anunciados todas as quintas-feiras no site oficial do evento) que devem ser realizados até o final da tarde da segunda-feira seguinte.

As datas e treinos deste ano são:

  • 16.1 – 25 a 29 de Fevereiro
  • 16.2 – 3 a 7 de Março
  • 16.3 – 10 a 14 de Março
  • 16.4 – 17 a 21 de Março
  • 16.5 – 24 a 28 de Março

A partir daí todos os atletas que se registraram e enviaram seus vídeos (em 2015 foram mais de 270 mil atletas) são avaliados e apenas os melhores atletas das 17 regiões ao redor do mundo avançam para a próxima etapa.

Apesar de ser a primeira etapa rumo às finais, esse não é o único intuito do CrossFit Open.

Como a CrossFit Inc. mesmo diz, essa primeira etapa é uma ferramenta para os praticantes, independente do nível, se compararem aos atletas de outras regiões e então verificar o que pode ser melhorado nos seus treinos.

Segunda etapa: Regionals

Uma vez que os melhores atletas de cada região são conhecidos, é hora de peneirar ainda mais os participantes.

As competições regionais acontecem ao vivo ao longo de três finais de semana. O número de atletas que serão classificados varia de acordo com a região, sendo:

  • EUA e Canada: 20 homens, 20 mulheres e 15 equipes.
  • Europa e Austrália: 30 homens, 30 mulheres e 20 equipes.
  • América Latina, Ásia e África: 10 homens, 10 mulheres e 10 equipes.

Para atletas brasileiros e latino americanos em geral, a competição acontece na cidade americana de Dallas, no Texas, do dia 13 e 15 de Maio.

As 17 regiões ao redor do mundo, nesta etapa, são comprimidas em 8. Isso significa que uma região específica vai competir apenas com duas ou três outras regiões do mundo.

Neste ano, atletas brasileiros (e latino americanos em geral) irão competir diretamente com os atletas da região Sul e Sudoeste dos Estados Unidos.

Terceira e última etapa: The Games

Os 5 melhores homens e mulheres sobreviventes nas 8 Regionals serão finalmente classificados para “grand finale”, o 2016 Reebok CrossFit Games.

Nota: Em 2011 a empresa esportiva Reebok passou a ser a organizadora oficial do CrossFit Games, tendo sua marca incluída no nome do evento.

CrossFit Games

40 homens, 40 mulheres, 40 equipes, 40 adolescentes e 20 convidados da Masters Qualifier irão competir entre si, na Califórnia, para ver quem é o atleta com o melhor condicionamento físico do mundo.

Com o nível dos atletas cada vez mais insano, e também pelo fato dos atletas que competem nas finais não terem a menor ideia sobre o que irão encontrar, o CrossFit Games é um evento super divertido de acompanhar, seja você um atleta que não conseguiu se classificar ou apenas um fã do esporte.

O evento já vem sendo assistido por milhões de pessoas ao longo dos útlimos anos, seja pela ESPN ou ao vivo, na Califórnia.

E aí, quais são as expectativas de vocês esse ano? Vamos continuar essa conversa na nossa página do Facebook! 🙂

Related Post
Por que é tão bom treinar CrossFit de manhã?
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *